Menos de um terço tomam cuidados necessários à saúde dos olhos.

Menos de um terço das pessoas tomam as medidas necessárias para cuidar e preservar a saúde dos olhos. É o que informa uma pesquisa que ouviu mais de 11 mil pessoas de diferentes países (incluindo o Brasil).

O estudo realizado pela Bausch + Lomb buscava verificar o nível de conscientização, atitudes e comportamentos das pessoas em relação à saúde dos olhos.

A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas prefere encarar outro tipo de situação, como, por exemplo, perder uma parte do corpo ou deixar de viver 10 anos, a ficar cega. Mesmo assim, apenas 21% delas fizeram exames oftalmológicos regulares nos últimos 5 anos.

 

Olho saudável?

 

65% das pessoas disseram não ter ido ao oftalmologista porque não apresentaram sintomas, não sentiram nada de estranho/diferente. Outras 60% das pessoas disseram que por estarem enxergando bem não precisavam ir ao médico – o que pode ser perigoso, sendo que muitas doenças oculares ocorrem de maneira imperceptível.

Esta pesquisa foi desenvolvida com especialistas na saúde dos olhos e validada por 147 profissionais em diversos países, e mostrou que são poucas as pessoas que realizam exames oftalmológicos regulares. Isso não é nada bom porque 80% dos problemas podem ser evitados se detectados e tratados no início, e quando os sintomas se manifestam o caso já não fica tão simples como antes.

“Para muitos, os olhos podem ser as janelas para a alma. Mas, entre os profissionais de saúde, os olhos são as janelas para a saúde geral das pessoas”, afirma Cal Roberts, diretor médico da Bausch + Lomb. “Fazer exames regularmente não só ajuda a preservar a visão, mas também pode ajudar na detecção precoce de outras doenças sérias”, alerta o especialista, lembrando que o olho é um órgão que permite que profissionais de saúde detectem sinais de mais de 150 doenças, como diabetes, colesterol alto e hipertensão, anos antes de o paciente exibir outros sintomas.

 

Exame Oftalmológico

 

Com a pesquisa, a Bausch + Lomb espera informar e instruir milhões de consumidores no mundo sobre a importância de visitar regularmente um oftalmologista, a fim de evitar doenças graves, como catarata, degeneração macular e glaucoma, e aumentar as chances de detectar precocemente outras doenças crônicas. “As pessoas se importam muito com a visão, mas não adotam medidas básicas para preservá-la. Nós precisamos mudar isso”, disse Roberts. “Esperamos que esta pesquisa abra os olhos das pessoas e as incentive a cuidar melhor de seus olhos, melhorando a visão e a qualidade geral de vida no mundo todo”, conclui o médico.

Com informações da  Revista Convergência edição 62 (julho/agosto 2012).

Pin It
Artigos relacionados
Daltonismo atinge 4% da população e é mais frequente em h
2013-01-22 02:43:14
Daltonismo atinge 4% da população e é mais frequente em h
O daltonismo não se trata de uma confusão entre as cores verde e vermelho, mas sim de uma alteraç
Mulheres têm olhos mais sensíveis
2013-01-31 04:28:19
Mulheres têm olhos mais sensíveis
Uma pesquisa feita pelo Instituto Americano Healthy Sight constatou que os olhos das mulheres brasil
Diabetes pode levar à cegueira
2013-01-22 02:55:12
Diabetes pode levar à cegueira
Uma das principais causas de cegueira no mundo é proveniente da diabetes, a retinopatia diabética.
CedThumbnails

Mais lidas
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs, o visionário de Camisa preta que fundou a Apple em uma garagem no Vale do Silício.
Curiosidade: Problemas na retina causado
Curiosidade: Problemas na retina causado
Bungee jump é um esporte radical que foi criado nos EUA, há cerca de 10 anos atrás, e consiste em
CedThumbnails

Complete seu cadastro

E-mail*:
Nome*:
Sexo*:
Data de nascimento*:Calendário
Profissão:


  • Oculos 1
  • Oculos 2
  • Oculos 3
  • Lentes Escuras