Implante de chip de retina poderá devolver a visão para cegos

Em 2009, cientistas da Universidade Stanford, na Califórnia (Estados Unidos), criaram um sistema que pode, no futuro, devolver a visão para pessoas que sofreram degeneração da retina.

Trata-se de um chip implantado na retina que funciona em conjunto com um par de óculos equipado com câmera e um computador de bolso para processar as imagens. O estudo foi publicado no periódico Nature Photonics.

 

Dispositivo & Câmera

 

Este chip ajudaria a recuperar a visão de pessoas que perderam a visão gradativamente e que ainda tenham os neurônios capazes de transmitir informações visuais, a prótese poderia estimular de diferentes maneiras esses neurônios.

Como funciona

O dispositivo é quase como um painel solar, ele capta a luz e a transforma em corrente elétrica e essa eletricidade vai direto para a retina. O objetivo dos cientistas é transmitir o que é captado visualmente pelo implante ao cérebro.

Ele foi projetado para reagir apenas à luz quase infravermelha, porque ela é invisível aos seres humanos, podendo ser captada em grande quantidade sem danos ao usuário. Isso porque para se formar uma imagem é necessária uma grande quantidade de luz e isso seria doloroso para os pacientes.

Para um adequado aproveitamento do dispositivo foi desenvolvido um par de óculos com uma câmera embutida que capta as imagens, onde seria o campo visual, e envia a um pequeno computador, que fica no bolso, para processá-las. O processamento é projetado como radiação infravermelha, então o implante capta isso e envia ao cérebro.

Mesmo com essa empolgante notícia, Daniel Palanker, professor de oftalmologia e líder da pesquisa, ressalta que a solução não permite a visualização de imagens coloridas e a visão não possuíra a mesma resolução que a normal.

O homem que voltou a enxergar graças a um chip

O finlandês Miikka Terho de 46 anos de idade chegou a perder a visão do olho esquerdo devido à retinite pigmentosa (seu olho direito também é deficiente), mas devido à técnica criada pela equipe do alemão Dr. Eberhart Zrenner, que é presidente da Retina Implant, ele pôde voltar a enxergar o mundo, ao menos em suas formas.

 

Miikka Terho. Fonte: BBC

 

Zrenner conseguiu aperfeiçoar a técnica da tecnologia computadorizada para trazer de volta a visão criada em 2009, tendo como diferença o local onde o chip é implantado. A técnica consiste em colocar o implante debaixo da retina e é indicado para pacientes que perderam completamente a visão.

 

Implante

 

Miikka passou por três semanas de exercícios intensivos para que pudesse distinguir com certa precisão a forma dos objetos, o que antes eram clarões e silhuetas agora passaram a ser figuras detalhadas.

Mais informações

A BBC Brasil fez uma reportagem sobre o assunto e neste link você pode conferir chegada dos testes de chip de retina no Brasil

 

 

 

Pin It
Artigos relacionados
4 cuidados importantes ao escolher um óculos de sol
2012-10-22 12:36:42
4 cuidados importantes ao escolher um óculos de sol
Além de ser um item indispensável no guarda-roupa de homens e mulheres, os óculos de sol são imp
Mulheres têm olhos mais sensíveis
2013-01-31 04:28:19
Mulheres têm olhos mais sensíveis
Uma pesquisa feita pelo Instituto Americano Healthy Sight constatou que os olhos das mulheres brasil
Ray Ban: Nunca sai de moda
2012-10-26 18:37:58
Ray Ban: Nunca sai de moda
Os óculos Ray-Ban transformam o rosto e o estilo de uma pessoa, mas além da estética, o quê expl
CedThumbnails

Mais lidas
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs, o visionário de Camisa preta que fundou a Apple em uma garagem no Vale do Silício.
Curiosidade: Problemas na retina causado
Curiosidade: Problemas na retina causado
Bungee jump é um esporte radical que foi criado nos EUA, há cerca de 10 anos atrás, e consiste em
CedThumbnails

Complete seu cadastro

E-mail*:
Nome*:
Sexo*:
Data de nascimento*:Calendário
Profissão:


  • Oculos 1
  • Oculos 2
  • Oculos 3
  • Lentes Escuras