Daltonismo atinge 4% da população e é mais frequente em homens

O daltonismo não se trata de uma confusão entre as cores verde e vermelho, mas sim de uma alteração nos cones, células presentes na retina, que são responsáveis pela distinção das cores.

“O daltônico não vai enxergar verde onde há vermelho ou vice-versa, mas verá outros tons de cores similares. Na prática, a pessoa pode levar vida normal, exercendo atividades cotidianas e até mesmo dirigindo automóveis em grandes cidades, a depender do grau de daltonismo do portador”, defende a oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Dorotéia Matsuura.

 

Daltonismos

 

O daltonismo é uma condição hereditária que atinge cerca de 4% da população mundial, sendo mais frequente em homens. As pessoas com daltonismo, em grande parte das vezes, enxergam o verde e o vermelho como tons de amarelo, laranja e bege, podem também confundir as cores azuis, e há casos que eles não enxergam cor nenhuma, vendo tudo em preto, branco e cinza, estes últimos são denominados daltônicos acrômicos.

É muito difícil, quase impossível, identificar o daltonismo no período da infância, pois é normal que crianças de até quatro anos confundam as cores.

Daltônico x trânsito

A oftalmologista do HOB avalia que “apesar da impossibilidade de enxergar as cores, o motorista daltônico conhece a ordem das cores no semáforo e visualiza bem as informações das placas de trânsito, já que os tons de bege e marrom permitem a leitura normal das informações e as variadas formas geométricas das placas também ajudam na identificação”, afirma. Ela esclarece que a mesma condição não se aplica aos daltônicos acrômicos, já que por terem sua visão limitada apenas a preto, branco e tons de cinza, isso gera sérios riscos ao trânsito.

Diagnóstico

Existem dois métodos para identificar o daltonismo, sendo um aplicado para o defeito congênito e o outro para o adquirido. O teste chamado de Método de Ishihara é o mais usado, ele consiste em mostrar uma série de cartões coloridos, onde cada um contém vários círculos de cores e alguns círculos formam um número no centro e possuem uma cor diferente do resto dos círculos. Esses números são visíveis para pessoas que não possuem daltonismo. O grau e o tipo de daltonismo podem ser identificados dependendo da quantidade de acertos.

Teste Ishihara

Já o daltonismo adquirido pode ser diagnosticado com a técnica Farnsworth, que consiste em quatro bandejas de plástico com cápsulas em tons diferentes, a pessoa tem um tempo para organizar as cores de acordo com as cápsulas que são fixas nas extremidades da bandeja, caso o paciente confunda a ordem ou a posição das cores, a doença é identificada.

 

Teste Farnsworth

Tratamento

O daltonismo não tem cura ou tratamento. “O daltonismo adquirido é o único que apresenta evolução no quadro e só estabiliza quando a causa do defeito visual é sanada, ou seja, quando a lesão no nervo ótico, retina ou no córtex cerebral é tratada. Portanto, pessoas que sofrem de glaucoma, que já foram vítimas de um AVC ou que passaram por algum trauma nessas regiões, devem realizar consultas periódicas”, orienta Dorotéia Matsuura.

FONTE: Revista Convergência edição 62 (julho/agosto 2012)

 

 

 

Pin It
Artigos relacionados
4 cuidados importantes ao escolher um óculos de sol
2012-10-22 12:36:42
4 cuidados importantes ao escolher um óculos de sol
Além de ser um item indispensável no guarda-roupa de homens e mulheres, os óculos de sol são imp
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
2013-01-31 04:18:17
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
A grife francesa Maison Bonnet, com mais de 80 anos de mercado, fabrica óculos de maneira personal
11 de outrubro: Dia Mundial da Visão
2012-10-11 20:05:40
11 de outrubro: Dia Mundial da Visão
Apenas 10% das pessoas sabem que os raios UV podem causar danos aos olhos. 
CedThumbnails

Mais lidas
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs, o visionário de Camisa preta que fundou a Apple em uma garagem no Vale do Silício.
Curiosidade: Problemas na retina causado
Curiosidade: Problemas na retina causado
Bungee jump é um esporte radical que foi criado nos EUA, há cerca de 10 anos atrás, e consiste em
CedThumbnails

Complete seu cadastro

E-mail*:
Nome*:
Sexo*:
Data de nascimento*:Calendário
Profissão:


  • Oculos 1
  • Oculos 2
  • Oculos 3
  • Lentes Escuras