4 cuidados importantes ao escolher um óculos de sol

Além de ser um item indispensável no guarda-roupa de homens e mulheres, os óculos de sol são importantes para a saúde da visão. A região dos olhos é a que mais recebe incidência solar.

Além disso, é uma região muito sensível, que  possui, por exemplo, 15 vezes mais terminações nervosas do que as pontas dos dedos.

No momento da escolha, muitas pessoas preocupam-se apenas com o aspecto estético, o estilo e a beleza do acessório, mas outros cuidados são importantes na hora da compra.

Como a tarefa parece não ser das mais fáceis, apresentamos quatro dicas para você não errar na hora de comprar o seu. 

1 - Defina como você vai utilizar os óculos

Leve em conta se os óculos serão usados no dia-a-dia, em práticas esportivas, na praia ou em outras atividades de lazer com muita incidência solar. Isso é necessário porque cada modelo apresenta características específicas relacionadas ao material, tamanho, cor, filtro e tipo de lente.

2 - Cuidado com a cor das lentes

Elas não são importantes apenas pelo estilo. As diferenças nas cores oferecem proteções diversas e também apresentam diferenças na alteração da visão. As lentes marrons, cinzas e verdes são as mais recomendadas pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

As lentes verdes permitem uma boa percepção de cores e um contraste adequado em ambientes com pouca iluminação, são as mais adequadas para pessoas acima de 60 anos.

As lentes cinzas são melhores em locais com intensa luminosidade e também indicadas para quem tem astigmatismo, pois reduzem o brilho sem distorcer as cores.

As lentes marrons são indicadas para dias claros, pois realçam contrastes e detalhes. 

As lentes azuis também servem para o fim da tarde e para dias com tempo encoberto.

As lentes âmbar (laranja-amarelo) são ideais para motoristas e para prática de atividades externas e noturnas por longos períodos. Elas ajudam a bloquear a luz azul que está relacionada a formação da catarata e aumentam a visão de contraste. 

3 – Além da cor, atenção à qualidade das lentes

Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) informa que os óculos de sol sem boa procedência não oferecem garantia de proteção contra raios UV (Ultra Violeta). Muitas lentes não passam por tratamentos como anti-reflexo ou polarização, podendo causar desconforto visual e danos mais sérios a visão.

Normalmente óculos muito baratos, podem não ser originais. Adquiri-los em locais que ofereçam garantia, que tenham profissionais especializados e assistência técnica podem evitar uma série de problemas mais graves.

4 - Escolha um modelo proporcional ao tamanho do seu rosto

Quadrado – Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas e em material claro, para que ampliem a área dos olhos.

Redondo – Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Esqueça as armações redondas! Opte por modelos retangulares ou quadrados. As hastes podem ser mais grossas e até em cores mais claras.

Triangular – O rosto triangular possui testa larga e queixo fino. As armações estreitas vão dar equilíbrio às formas do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito. Dê preferência para armações que além de estreitas, sejam ovais ou redondas e que possuem a parte inferior mais curta, para não cobrir as maçãs do rosto.

Oval – É o formato de quem tem a face mais alongada. Esse tipo de rosto costuma ter um formato equilibrado, por isso tem maior facilidade para combinar com modelos variados, evitando apenas aqueles que são muito pequenos. 

Pin It
Artigos relacionados
Diabetes pode levar à cegueira
2013-01-22 02:55:12
Diabetes pode levar à cegueira
Uma das principais causas de cegueira no mundo é proveniente da diabetes, a retinopatia diabética.
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
2013-01-31 04:18:17
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
A grife francesa Maison Bonnet, com mais de 80 anos de mercado, fabrica óculos de maneira personal
Maior feira de ótica do mundo começa hoje em Paris
2012-10-04 18:07:05
Maior feira de ótica do mundo começa hoje em Paris
Com 45 anos de estrada, a maior feira de ótica do mundo, a Silmo (ou Mondial de L'Optique), começa
CedThumbnails

Mais lidas
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs, o visionário de Camisa preta que fundou a Apple em uma garagem no Vale do Silício.
Curiosidade: Problemas na retina causado
Curiosidade: Problemas na retina causado
Bungee jump é um esporte radical que foi criado nos EUA, há cerca de 10 anos atrás, e consiste em
CedThumbnails

Complete seu cadastro

E-mail*:
Nome*:
Sexo*:
Data de nascimento*:Calendário
Profissão:


  • Oculos 1
  • Oculos 2
  • Oculos 3
  • Lentes Escuras