Ray Ban: Nunca sai de moda

Os óculos Ray-Ban transformam o rosto e o estilo de uma pessoa, mas além da estética, o quê explica tanto sucesso por mais de 70 anos? 

Ray-Ban é a líder global no mercado de armações Premium e, de longe, a marca de óculos mais vendida em todo o mundo. Ao longo dos anos, Ray-Ban foi um ícone de estilo e personalidade de várias gerações. 

Os óculos dos pilotos... 

Após ter sua retina danificada em um voo de balão, o tenente da força aérea americana John MacCready, encomendou um óculos que fosse elegante e ao mesmo tempo protegesse seus olhos dos raios solares. O fabricante escolhido foi a Bousch & Lomb que produziu um modelo feito de metal banhado a ouro com lentes verdes de cristal mineral que filtravam os raios infravermelhos e ultravioletas, pesando apenas 150 gramas. O modelo foi batizado como Anti-Glare Aviator 

Aviator transformou-se em uma febre, tornando-se acessório indispensável aos pilotos da Força Aérea Americana, pois estes sofriam com a intensa claridade acima das nuvens, que além de ofuscar os olhos, causava perigosas distorções visuais. 

Ray-Ban Aviator ficou internacionalmente conhecido na segunda guerra mundial, após o General Douglas MacArthur usar o modelo enquanto desembarcava em uma praia nas Filipinas, momento que foi amplamente registrado por muitos fotógrafos.

A Marca Ray-Ban 

Em 1937 a novidade ganhou o nome de Ray-Ban e começou a ser comercializada em sua versão civil, batizada de Ray-Ban Aviator. O nome da marca é uma mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra banir (bannish). 

Em 1999 a Ray-Ban foi vendida para italiana Luxottica, por US$ 640 milhões. Hoje, Ray-Ban está presente em 130 países, tem 60 mil empregados e fatura anualmente US$ 1,3 bi.

Das nuvens para as telas 

Nas décadas de 50,60 e 70 a popularidade dos modelos Ray-Ban foi influenciada pela presença dos óculos em várias produções de Hollywood. Em 1952 a empresa lançou um de seus modelos de maior sucesso: O Ray-Ban Wayfarer. Este modelo se tornou popular entre os artistas, especialmente após ter sido usado pela atriz Audrey Hepburn, em 1961 no clássico filme “A Bonequinha de Luxo”. A grife já esteve presente também em The Blues Brothers (Irmãos Cara de Pau), Top Gun (Ases Indomáveis) e, mais recentemente, Men in Black (Os homens de Preto). 

Além das telas de cinema, os modelos Ray-Ban sempre fizeram muito sucesso com outros artistas, inclusive estrelas do rock como Lou Reed e Bob Dylan.

Modelos e Mais Modelos 

No começo da sua história os modelos Ray-Ban foram desenvolvidos para um público masculino, remetiam à força e coragem e fizeram sucesso entre pilotos de avião, pilotos de automóvel e pessoas de estilo esportivo, amantes da vida ao ar livre. 

Os primeiros modelos combinavam perfeitamente com os homens da época, porém a marca teve a capacidade de se adaptar aos estilos de cada geração, inclusive lançando modelos femininos que fizeram tanto sucesso quanto os modelos masculinos. 

Além dos clássicos Ray-Ban Aviator e Wayfarer, foram lançados muitos outros modelos de sucesso: 

Shooter (1938): óculos com lentes amarelas e armações mais grossas e largas, para uso em condições de neblina ou nevoeiro. 

Caravan (1957): com armações de metal e lentes retangulares. 

Gradient Silver Mirror: com lentes espelhadas em degrade. 

Balorama (1967): com um design mais esportivo e super-resistente. 

Ambermatic (1974): que possibilitava a troca de lentes para adequar-se as mais diferentes condições climáticas. 

Naturals (1979): coleção feminina composta por sete modelos diferentes. 

Wings: um modelo unissex definido como aerodinâmico e revolucionário, introduzido nos anos 80. 

Clubmaster (1986): com armações meia-lua, inspirado no modelo em acetato dos anos 50 e inicialmente disponível na estampa preta e de tartaruga. Recentemente a série foi relançada com seis novas opções de cores e estampas. 

Faça Parte da Lenda

Com quase 75 anos de história, Ray-Ban se transformou em sinônimo de óculos escuros e de personalidade. Atualmente a empresa mantém a campanha “Wall of Legends”, que convida amantes da marca de todo o mundo a “fazerem parte da lenda” compartilhando seus momentos lendários no site de Ray-Ban.

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