Óculos ou lentes de contato?

Atire a primeira pedra quem nunca pensou em trocar os óculos por lentes de contato. Se esta é sua dúvida atual, este texto pode te ajudar a tomar uma decisão.

 Óculos

Os óculos apresentam aspectos relevantes que devem ser levados em consideração, o primeiro de todos é a praticidade, sempre que possível devem ser a primeira escolha. Há uma enorme quantidade de armações disponíveis de modo que você pode escolher a que melhor combina com seu rosto e estilo, além do mais há vários tratamentos disponíveis para as lentes que também ajudam a melhorar a estética e a qualidade visual.

Lentes

As lentes de contato também possuem suas vantagens, sendo que fica mais fácil para praticar esportes ou usar óculos escuros e principalmente, não machucam o nariz. Elas também ajudam a corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia, sendo ótimas para quem não quer fazer uma cirurgia.

Antes de escolher as lentes de contato ou trocar os óculos por elas é necessária uma consulta com o oftalmologista, pois ele indicará o tipo mais adequado para cada caso.

De acordo com Sandra Alice Falvo, oftalmologista que integra o corpo clínico do IMO (Instituto de Moléstias Oculares), é preciso avaliar o problema ocular, o grau (o das lentes de contato, especialmente das rígidas, é diferente do receitado para os óculos), o diâmetro da córnea, a sensibilidade do paciente e, por fim, a curvatura da lente.

Há, basicamente, dois tipos de lentes de contato: as rígidas, que duram mais, são mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de grau e permitem a utilização da maioria dos colírios; geralmente há um desconforto durante a fase de adaptação e elas se deslocam mais facilmente da córnea. 

As lentes gelatinosas são confortáveis desde seu primeiro uso e seu deslocamento é mais difícil e apresentam maior facilidade para formação de depósitos, contaminações e infecções.

Evite dormir com suas lentes para que elas não se desgastem e nem haja a possibilidade do desenvolvimento de uma úlcera de córnea.

Mesmo se você usa lentes, também é altamente recomendável ter um óculos em casa, caso você tenha algum problema com as suas lentes, poderá colocar o óculos até resolver a situação.

Lentes também precisam de descanso, quanto menos usá-las, maior será sua "vida-útil". Por isso é importante ter um óculos. Use-o quando estiver em casa, deixe as lentes para quando for sair.

As lentes de contato exigem uma atenção especial com relação à sua limpeza e manutenção, então confira as dicas abaixo de Sandra Alice Falvo:

 

  1. Lavar bem as mãos com água e sabão antes de retirar a lente do estojo;
  2. Enxágue-a com uma solução multiuso (própria para esse fim) ou soro fisiológico e coloque no olho;
  3. Na hora de retirar, lave bem as mãos e coloque a lente no meio da palma da mão. Espirre um pouco da solução multiuso, esfregue suavemente com o dedo indicador, removendo os depósitos de sujeira que ficam aderidos à superfície, e enxágue novamente;
  4. Guarde a lente no estojo totalmente submersa na solução multiuso;
  5. Quem usa lentes de contato com frequência deve repetir o procedimento acima diariamente.
  6. Se a utilização for eventual, limpe e troque o líquido do estojo pelo menos uma vez por semana.
Pin It
Artigos relacionados
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
2013-01-31 04:18:17
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
A grife francesa Maison Bonnet, com mais de 80 anos de mercado, fabrica óculos de maneira personal
Ray Ban: Nunca sai de moda
2012-10-26 18:37:58
Ray Ban: Nunca sai de moda
Os óculos Ray-Ban transformam o rosto e o estilo de uma pessoa, mas além da estética, o quê expl
Óculos universais
2013-01-31 04:10:17
Óculos universais
Já pensou em comprar um óculos e nunca mais ter que trocá-lo?
CedThumbnails

Mais lidas
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs, o visionário de Camisa preta que fundou a Apple em uma garagem no Vale do Silício.
Curiosidade: Problemas na retina causado
Curiosidade: Problemas na retina causado
Bungee jump é um esporte radical que foi criado nos EUA, há cerca de 10 anos atrás, e consiste em
CedThumbnails

Complete seu cadastro

E-mail*:
Nome*:
Sexo*:
Data de nascimento*:Calendário
Profissão:


  • Oculos 1
  • Oculos 2
  • Oculos 3
  • Lentes Escuras