Dor de cabeça às vezes deve ser tratada no oftalmologista

É comum não darmos importância para pequenas dores de cabeça. Porém, mesmo aquelas aparentemente inofensivas podem ser um alerta para doenças nos olhos.

Segundo o médico Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), a origem de uma dor de cabeça pode estar nos olhos, quando acompanhada dos seguintes sintomas:

- Diminuição percebida da visão

- Sombras no campo visual

- Olhos avermelhados

- Coceira

- Lacrimejamento

- Edema (inchaço)

- Fadiga ocular no final do dia

 

Oftalmologista

 

Canrobert recomenda um exame oftalmológico para pessoas que possuem dor de cabeça de maneira regular, e alerta que algumas doenças oculares são as principais causadoras desse sintoma, as que mais se destacam são a miopia, astigmatismo, hipermetropia e a vista cansada.

Na miopia e astigmatismo a dor é causada pelo esforço natural das pessoas ao tentar melhorar a visão contraindo os músculos orbiculares. Já a hipermetropia exige um esforço acomodativo dos músculos do olho, para focar os objetos de longe e perto, enquanto na presbiopia, ou vista cansada, ocorre apenas no  esforço para focar os objetos de perto.

Esses esforços musculares, por um longo tempo, causam fadiga e dores de cabeça. A combinação de desses fatores acabam ocasionando os sintomas supracitados pelo médico da HOB.

A prescrição de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa são meios para combater os problemas oculares que geram as dores de cabeça.

 

Miopia

 

Temos como possíveis causadores de dor de cabeça também, na área oftalmológica, as retinopatias e o glaucoma agudo. A retinopia está mais associada a diabetes, hipertensão arterial e infecções que, quando acometem a região da retina responsável pela visão central, desencadeia grande queda da acuidade visual. Quando acometem a retina periférica, podem surgir manchas no campo visual, também perturbando a visão.

Quanto ao glaucoma agudo, a dor é tão insuportável e resistente aos analgésicos, pelo aumento da pressão intraocular, que o paciente, inevitavelmente, sente-se obrigado a buscar um especialista. Trata-se de casos que requerem tratamentos específicos com oftalmologistas e controle periódico conforme orientação médica.

Outra causa que merece menção, mas não está relacionada aos olhos, são as obstruções nasais, que geralmente causam uma forte dor de cabeça. Normalmente estas obstruções são de origem alérgica, elas dificultam a passagem do ar para os seios frontais, mas isso é facilmente resolvido pelo uso de descongestionantes nasais ou analgésicos. 

Com informações da After Comunicação

Pin It
Artigos relacionados
Cuidando melhor da visão dos seus filhos
2012-10-12 14:08:40
Cuidando melhor da visão dos seus filhos
80% de tudo o que as crianças aprendem é adquirido através dos olhos. Quais são os cuidados que
Maior feira de ótica do mundo começa hoje em Paris
2012-10-04 18:07:05
Maior feira de ótica do mundo começa hoje em Paris
Com 45 anos de estrada, a maior feira de ótica do mundo, a Silmo (ou Mondial de L'Optique), começa
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
2013-01-31 04:18:17
Grife francesa produz óculos com casco de Tartaruga
A grife francesa Maison Bonnet, com mais de 80 anos de mercado, fabrica óculos de maneira personal
CedThumbnails

Mais lidas
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs - estilo e sofisticação que
Steve Jobs, o visionário de Camisa preta que fundou a Apple em uma garagem no Vale do Silício.
Curiosidade: Problemas na retina causado
Curiosidade: Problemas na retina causado
Bungee jump é um esporte radical que foi criado nos EUA, há cerca de 10 anos atrás, e consiste em
CedThumbnails

Complete seu cadastro

E-mail*:
Nome*:
Sexo*:
Data de nascimento*:Calendário
Profissão:


  • Oculos 1
  • Oculos 2
  • Oculos 3
  • Lentes Escuras